Cuidados com as suas roupas
Instruções de cuidado
Quando adquire uma peça de roupa AMARÁ está pronta a usar, pois foi previamente lavada. Agora, precisa apenas de seguir as recomendações para cuidar da sua peça com tanto amor como eu coloquei nela.
Tem uma peça de roupa tingida com pigmentos naturais extraídos de plantas, flores, cascas, raízes, folhas ou bagas. Tal como a Natureza, a roupa tingida naturalmente precisa de cuidados para que tenha uma vida longa.
O Tingimento natural é um processo da natureza, com o tempo a sua cor pode sofrer algumas alterações, por isso é essencial cuidarmos de cada peça com afeto, uma vez que todos os processos são origem natural.
Lavar
Use preferencialmente um detergente líquido ecológico, neutro e biodegradável.
Recomendo a lavagem na máquina no ciclo de lavagem delicado, de baixa centrifugação e com água fria ou à temperatura de 20ºC. (Ciclos curtos e temperaturas mais baixas ajudam a economizar na factura da água e electricidade, também a prolongar o ciclo de vida da nossa roupa e, ainda, uma redução da nossa pegada de carbono e um impacto menor no ambiente).
Lave as suas peças tingidas naturalmente do avesso e não misture com peças convencionais (isto porque os tecidos e corantes sintéticos normalmente vão largado cor nas lavagens e comprometem a peça tingida naturalmente).
Secar e Guardar
Secar à sombra e do avesso, para prolongar a coloração natural. A luz directa durante a secagem pode comprometer a sua cor.
Guardar num local seco, arejado e sem luz directa (natural ou artificial).
Dicas
Se usar sabão (raspas ou pó), dilua antes de colocar na máquina.
Os detergentes convencionais têm agentes branqueadores que podem causar manchas esbranquiçadas quando entram em contacto com tecidos tingidos naturalmente, por serem detergentes sintéticos não aconselhamos de todo o seu uso. Deixo aqui algumas marcas de detergentes ecológicos já testadas por mim: Sonett (detergente líquido Sensitive e Lavanda), ECOVER (detergente líquido universal e roupa delicada), L'ARBRE VERT (detergente líquido para peles sensíveis e com sabão vegetal), Biobel (detergente líquido com sabão natural)
Os corantes naturais apresentam sensibilidade a substâncias ácidas: como limão, vinagre, bebidas alcóolicas, perfumes e desodorizantes convencionais (existem muitas alternativas naturais e biológicas que não provocam manchas, além de serem mais saudáveis pois não tem disruptores endócrinos).
Para remover manchas de óleo ou gordura, coloque sobre a mancha uma pequena quantidade de pó talco ou farinha, de imediato, se possível, para que absorva a gordura. Vire a peça do avesso e passe o ferro de engomar na zona da mancha. Irá formar-se uma pasta, retire-a sem friccionar e lave com água morna.
Para remover nódoas de alimentos, diluir detergente da loiça ecológico e neutro (sem corantes adicionados), colocar a peça de roupa imersa na água com o detergente diluído e lavar delicadamente a área da nódoa.
Recomendo que não deixe as suas peças de molho e que não as friccione a lavar manualmente, pois pode causar irregularidades no tecido e na cor.
Curiosidades
Um tecido tingido naturalmente pode sempre voltar a ser tingido, várias vezes, prolongado o seu ciclo de vida.
Quando um tecido é tingido naturalmente passa a ter um certa impermeabilidade, devido ao processo de mordentar (agentes que fixam a cor no tecido), repelindo a humidade e evitando a proliferação dos microorganismos que causam o mau odor.
