Sobre nós
O verbo AMAR, no presente e futuro, do infinitivo, indicativo, imperativo e conjuntivo.
A AMARÁ é um resgatar das raízes ancestrais, o Tingimento Natural. A alquimia da cor através da Natureza. A essência de criar cores a partir de cascas, raízes, plantas, folhas, flores ou bagas. A pluralidade da natureza através das suas cores.
Da terra ao pigmento. Do pigmento à terra.
Um manifesto de que o presente é assumir a nossa responsabilidade, agir com ética e transparência na produção, escolher e ter um impacto positivo. O presente é pelo respeito e cuidado com a Natureza e com as Pessoas, para assegurar a continuidade de um futuro, deste sítio a que chamamos a nossa grande casa.

Sou a Raquel Amaral, a designer, a costureira e a tintureira da AMARÁ.
Licenciei-me em Design de Equipamento na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, fiz formação na área de Sustentabilidade do Produto - Avaliação do Ciclo de Vida e Estratégias de Eco-Design e a certa altura, resolvi fazer um curso em Design Gráfico. Para além do trabalho como Designer, trabalhei uns anos na área da alimentação e cosmética biológica, fiz uma breve passagem pelo Marketing Digital e por vendas a retalho de vestuário (fast fashion. E aqui começa a minha descoberta dos podres da indústria têxtil em grande escala).
Mas a vida, que nos vai alinhando no nosso propósito, levou-me até ao Tingimento Natural; quando aos 21 anos, tiveram de remover a minha tiróide devido a um carcinoma. Na altura fiz grandes mudanças na alimentação, reforcei o uso de cosmética natural e biológica e comecei à procura de produtos ecológicos para o meu dia-a-dia. Pesquisei muito sobre o tema dos tumores e disfunções da tiróide, e houve um termo que me chamou atenção - disruptores endócrinos (são substâncias químicas que interferem no nosso sistema hormonal, estando associados a vários problemas de saúde, incluindo distúrbios hormonais, infertilidade, cancro, disfunções no sistema reprodutivo, distúrbios metabólicos, problemas de desenvolvimento e danos no sistema imunitário. Para além de afectarem a nossa saúde, afectam negativamente o ambiente). Este disruptores estão presentes, também, nos corantes e tecidos sintéticos - a minha pergunta - "Como assim? A roupa que eu visto pode ter sido uma das causas do meu tumor?" - Eliminei todos os tecidos sintéticos do meu armário, que na verdade eram poucos, sempre me senti melhor com tecidos naturais. Comecei a fazer pesquisa por alternativas aos corantes sintéticos e cheguei ao Tingimento Natural; fiz algumas formações na área para mais tarde criar a AMARÁ, onde posso colocar o meu conhecimento, experiência, valores e o meu propósito de fazer algo com impacto positivo para as Pessoas e para o Ambiente.